A hiperidrose é uma condição médica caracterizada pela sudorese excessiva, que vai além do necessário para regular a temperatura corporal.
Esse suor em excesso pode ocorrer em várias partes do corpo, mas é mais comum nas mãos (hiperidrose palmar), pés (hiperidrose plantar), axilas (hiperidrose axilar) e rosto (hiperidrose facial).
Existem dois tipos principais de hiperidrose: a hiperidrose primária e a hiperidrose secundária.
A hiperidrose primária geralmente começa na infância ou adolescência e não está associada a nenhuma outra condição médica. Já a hiperidrose secundária é, normalmente, causada por uma condição médica subjacente.
Sintomas
Os sintomas da hiperidrose incluem:
- Sudorese excessiva, que ocorre independentemente da temperatura ambiente ou nível de atividade física;
- Impacto emocional e psicológico;
- Problemas de pele causados pela exposição constante ao suor.
Como tratar?
O tratamento da hiperidrose pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do paciente. As abordagens comuns incluem a indicação de medicamentos e injeções de toxina botulínica.
No entanto, em casos mais graves de hiperidrose, a cirurgia deve ser considerada. O procedimento chamado de Simpatectomia Torácica Endoscópica corta nervos que controlam a sudorese, a fim de reduzir a produção de suor.
É importante reforçar que o tratamento da hiperidrose deve ser personalizado, levando em consideração a gravidade dos sintomas, a localização da sudorese e a preferência do paciente.
Para mais informações, agende uma consulta com o Dr. Gustavo Bandeira!