As endoscopias respiratórias, também conhecidas como broncoscopias, são exames realizados para a obtenção de imagens das vias aéreas, como traqueia, laringe e brônquios.
Para realizar o procedimento, o médico utiliza um equipamento chamado de broncoscópio. O objetivo é diagnosticar doenças e possíveis alterações anatômicas, como, por exemplo, estenoses, tumores e infecções.
Este exame endoscópico coleta secreções e tecidos e contribui para a avaliação do paciente e para o diagnóstico de alterações patológicas e anatômicas.
Ele também pode ser utilizado com fins terapêuticos, como na remoção de corpos estranhos, no tratamento de estenoses e na retirada de tumores.
Quando são indicadas?
As endoscopias respiratórias são indicadas em diversas situações, como na realização de biópsias do pulmão e na coleta de amostras para análises laboratoriais.
O exame também permite a inspeção das vias aéreas e oferece ao médico a possibilidade de avaliar o estado de saúde do paciente com mais precisão.
Entre as condições que podem levar à solicitação de uma broncoscopia, estão as seguintes:
- Paciente com pneumonias recorrentes;
- Tosse persistente ou com sangue (hemoptise);
- Trauma de tórax;
- Suspeita de aspiração de corpo estranho;
- Tumores;
- Drenagem de abscessos;
- Avaliação de pacientes que foram submetidos a transplante pulmonar;
- Entre outros casos.
Como são realizadas?
Normalmente, as endoscopias respiratórias são conduzidas por médicos especialistas com o auxílio da equipe de enfermagem. Antes do exame, é recomendado que o paciente faça jejum de 8 horas.
Além disso, é obrigatória a presença de um acompanhante maior de 21 anos durante todo o período de realização do exame, e o paciente precisa assinar um termo de consentimento antes do procedimento.
Na maioria dos casos, os pacientes recebem medicamentos sedativos endovenosos antes da endoscopia respiratória.
No entanto, alguns casos podem exigir o uso de anestesia geral, de acordo com a avaliação do médico especialista.
O exame é realizado com a introdução de um aparelho equipado com uma câmera, pelo nariz ou pela boca. Com isso, é possível captar imagens das vias aéreas e visualizar a traqueia e os brônquios.
Quais são os riscos da endoscopia respiratória?
A endoscopia respiratória é considerada um exame seguro. Mesmo assim, como acontece em qualquer procedimento médico, existem riscos e contraindicações para a sua realização.
As possíveis complicações do exame incluem sangramento e perfuração do pulmão (pneumotórax). Em alguns casos, o médico pode solicitar exames adicionais antes da broncoscopia, como, por exemplo, o hemograma completo, os testes de função pulmonar e o exame de coagulação.
Após a realização da endoscopia pulmonar, o paciente deve permanecer em repouso por, no mínimo, 24 horas, evitando qualquer tipo de esforço físico.
Para mais informações, agende uma consulta com o médico especialista, Dr. Gustavo Bandeira!