O câncer de mediastino é um tipo de tumor que se desenvolve no mediastino, a área do tórax situada entre os pulmões, que contém estruturas vitais como o coração, os grandes vasos sanguíneos (aorta, veia cava), a traqueia, o esôfago, os brônquios e os linfonodos.
Os tumores no mediastino podem ser primários, originando-se diretamente nessa região; ou secundários, resultantes da disseminação de cânceres de outras partes do corpo (metástase).
Entre os tipos mais comuns de câncer de mediastino estão o timoma e o carcinoma tímico (originários do timo), os linfomas (que afetam os linfonodos), e os tumores germinativos (originários de células reprodutivas).
Sintomas
Os sintomas do câncer de mediastino variam dependendo do tamanho e localização do tumor, além de quais estruturas adjacentes estão sendo comprimidas ou afetadas. Em geral, os sinais mais recorrentes da doença são:
- Dor no peito;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Rouquidão;
- Dificuldade para engolir;
- Perda de peso inexplicada;
- Suores noturnos e febre;
- Inchaço no rosto ou pescoço.
Como tratar?
O tratamento do câncer de mediastino depende de diversos fatores, incluindo o tipo específico de tumor, sua localização, o estágio da doença e a saúde geral do paciente. Entre as opções de tratamento está a cirurgia, que consiste na remoção cirúrgica do tumor.
Adicionalmente, o paciente também pode ser submetido à radioterapia e quimioterapia, a fim de destruir células cancerosas ou impedir seu crescimento.
Vale destacar que cada caso de câncer de mediastino é único e, por isso, o tratamento precisa ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo oncologistas, cirurgiões torácicos, onco-hematologistas e outros profissionais de saúde.
Para saber mais, agende uma consulta com o cirurgião torácico, Dr. Gustavo Bandeira.