A cirurgia torácica robótica consiste em procedimentos cirúrgicos realizados na região da cavidade torácica com o auxílio da tecnologia. Saiba mais!
O avanço das tecnologias médicas possibilitou o surgimento e aprimoramento de técnicas cirúrgicas de alta complexidade, como os procedimentos realizados no campo da cirurgia torácica robótica.
Com o auxílio de instrumentos e dispositivos robóticos, o cirurgião torácico é capaz de performar operações com alto nível de precisão e muito mais segurança para o paciente.
Basicamente, a cirurgia torácica robótica é aquela que emprega braços robóticos, câmeras tridimensionais que captam imagens em alta definição e dispositivos como joysticks e consoles.
Com esses equipamentos avançados, o cirurgião controla os movimentos do robô, acompanhando, em tempo real, as imagens da área operada.
Para que o procedimento seja realizado são necessárias pequenas incisões no corpo, o que preserva o paciente e reduz de forma considerável o risco de hemorragias e complicações. Com isso, o prognóstico se torna mais favorável.
Fazendo uma simples comparação, a cirurgia robótica acontece com o apoio de tecnologias que se assemelham a um supercomputador, com extrema precisão e previsibilidade de resultados.
O sistema robótico traduz os movimentos do médico, de forma assistida e controlada. Assim, o robô opera de acordo com os movimentos das mãos e dedos do cirurgião, durante todo o período da operação.
O surgimento e o avanço da cirurgia torácica robótica
A cirurgia torácica robótica é um campo em constante aperfeiçoamento e evolução. Esse tipo de procedimento surgiu no início dos anos 2000, logo após a US Food and Drug Administration (FDA), agência federal de saúde dos Estados Unidos, aprovar a tecnologia do Vinci Robotic System, primeiro robô utilizado em uma lobectomia pulmonar.
A partir desse momento, as cirurgias minimamente invasivas realizadas com o suporte robótico se tornaram uma realidade e uma importante ferramenta de trabalho para os cirurgiões torácicos e de outras especialidades, com o avanço dos procedimentos chamados de VATS (Video-assisted Thoracic Surgery).
Com o passar dos anos, os mecanismos e sistemas robóticos foram aperfeiçoados, assim como o poder das câmeras e a definição das imagens obtidas durante os procedimentos.
Com os consoles e os dispositivos tecnológicos, as áreas operadas passaram a ser vistas com excelência de resolução. Os instrumentos, cada vez mais avançados, começaram a responder aos comandos médicos com máxima precisão, maximizando os benefícios dos procedimentos.
Hoje, entre as principais vantagens da cirurgia torácica robótica, é possível citar os seguintes pontos:
- A cirurgia torácica robótica garante uma recuperação mais rápida ao paciente;
- A tecnologia oferece uma melhor visualização da área operada;
- Os procedimentos são realizados com mais precisão e segurança;
- O cirurgião tem melhor acesso à área operada;
- O risco de complicações durante o procedimento é menor;
- Há menor risco de infecção e menos perda de sangue;
- O paciente sente menos dor e consegue voltar mais rapidamente às atividades de rotina, dependendo do tipo de cirurgia.
Informações importantes sobre a cirurgia robótica torácica
A cirurgia robótica torácica é a principal escolha dos cirurgiões para o tratamento de uma ampla gama de condições e doenças que afetam a área do tórax, incluindo doenças pulmonares, como o câncer de pulmão; tumores do mediastino, condições que comprometem o esôfago, o diafragma e outras estruturas.
O procedimento robótico também pode ser usado para tratar deformidades torácicas congênitas, pneumotórax, Miastenia Gravis, correção de hérnia hiatal e uma grande variedade de outras condições.
Para que esse tipo de cirurgia seja bem-sucedido, em primeiro lugar é preciso contar com uma equipe multidisciplinar e com cirurgiões treinados e experientes. Adicionalmente, a infraestrutura do centro cirúrgico deve ser apropriada e avançada.
Com o uso adequado da cirurgia torácica robótica, os resultados dos procedimentos são superiores. Isso acontece porque esse tipo de cirurgia foi desenvolvido para preservar ao máximo os tecidos e nervos, por meio de incisões extremamente pequenas.
Além disso, o sistema robótico é mais eficiente, diminui o tempo de hospitalização do paciente e opera com instrumentos de alta qualidade.
As imagens disponibilizadas pelo robô trouxeram uma nova e revolucionária perspectiva para os cirurgiões torácicos.
Diversos estudos já demonstraram que a cirurgia robótica torácica oferece resultados superiores em relação às técnicas abertas de operação em diversos casos. Os benefícios mais expressivos estão na rápida recuperação do paciente no pós-operatório, na preservação de órgãos vitais e no risco reduzido de sangramento intraoperatório.
Para saber mais sobre os benefícios da cirurgia torácica robótica e avaliar se você é um candidato para esse tipo de procedimento, envie uma mensagem pelo site ou pelo WhatsApp (12) 3922-8844.
Por Dr. Gustavo Bandeira
Cirurgião torácico com especialidade em Cirurgia Torácica Robótica