A neoplasia de pulmão refere-se a qualquer tipo de crescimento anormal de células no pulmão, que pode ser um crescimento benigno (não canceroso) ou maligno (canceroso).
Já quando falamos especificamente de câncer de pulmão, estamos nos referindo a neoplasias malignas, que são caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células que têm a capacidade de invadir tecidos adjacentes e se espalhar para outras partes do corpo, dando origem às chamadas metástases.
Sintomas
Os sintomas do câncer de pulmão podem variar dependendo do estágio e do tipo da doença. Em geral, os sinais mais recorrentes são:
- Tosse persistente ou que piora com o tempo;
- Dor no peito;
- Rouquidão;
- Perda de peso e apetite;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Infecções respiratórias recorrentes, como bronquite ou pneumonia;
- Tosse com sangue.
Como tratar?
O tratamento do câncer de pulmão depende de vários fatores, incluindo o tipo e estágio do câncer, bem como a saúde geral do paciente.
Na maior parte dos casos, o tratamento é multidisciplinar e pode incluir uma abordagem ampla, com cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia.
Uma das opções de tratamento é a cirurgia robótica para câncer de pulmão, que consiste na remoção do tumor e de parte do tecido pulmonar.
A cirurgia torácica robótica é uma técnica avançada e minimamente invasiva, utilizada para tratar neoplasias pulmonares, incluindo o câncer de pulmão. Essa abordagem envolve o uso de um sistema robótico que permite ao cirurgião realizar procedimentos com maior precisão e controle.
Graças à tecnologia utilizada na cirurgia torácica robótica para câncer de pulmão, é possível garantir ao paciente um procedimento com incisões pequenas e que resultam em menos dor e desconforto no pós-operatório.
Além disso, com a cirurgia robótica, a recuperação do paciente é mais rápida e o cirurgião consegue refinar a dissecção oncológica, trazendo benefícios na evolução natural da doença e ganhos em sobrevida.
Para mais informações, entre em contato e agende uma consulta com o cirurgião torácico, Dr. Gustavo Bandeira!